Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Alfabetização, Linguagens, Língua Portuguesa / Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental (anos iniciais)
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao compartilhar estratégias e inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, sobretudo em contextos de alfabetização e letramento, com suporte da cultura digital.
Competencias generales: Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Empatia e cooperação, Cultura Digital
Autores: Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo
Duración: 50 horas
Rating: 0
Descripción corta: Como educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta dificuldades, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros. Com a alfabetização, não é diferente. Aliás, professores alfabetizadores e demais docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental reuniram recentemente uma coleção de novos questionamentos: como auxiliar as crianças na apropriação da leitura e da escrita em regimes de ensino híbridos e remotos? Como acolher as necessidades de um número crescente de alunos que não sabem ler e escrever ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental? Como a fluência em novos letramentos, característicos da cultura digital, pode colaborar com o desenvolvimento da língua escrita? Nesta formação, você participará de uma construção coletiva de estratégias para engajar os estudantes em processos de autoria e investigação vinculados a práticas sociais de escrita. Também conhecerá ações implementadas por outros professores para despertar o desejo de se comunicar por meio do sistema de escrita alfabética, contribuindo para o ingresso das crianças no mundo letrado com apoio das tecnologias digitais.