Available courses

 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No

tecnologias para empoderar - digitalizar para incluir

Período de realização: de XX/XX/XXXX às 12h a XX/XX/XXXX às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação. 

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
language: ES
Áreas de conocimiento: a
Ciclo/Serie de recomendaciones: a
Conocimientos necesarios: a
Cómo innova este curso: a
Competencias generales: a
Autores: a
Duración: 1
Rating: 10
Descripción corta: a
Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: 1
Ciclo/Serie de recomendaciones: 1
Conocimientos necesarios: 1
Cómo innova este curso: 1
Competencias generales: 1
Autores: 11
Duración: 11
Rating: 1
Descripción corta: 1


Olá, querido(a) cursista! Seja bem-vinda(o) ao curso "A perspectiva metodológica da Resolução de Problemas e a comunicação matemática”.

Para começar, acesse a página "Boas-vindas​", dentro da aba Módulos, que traz mais informações sobre nosso curso. Depois, inicie o conteúdo de cada aula e avance no seu ritmo. Para ser considerado um professor certificado neste curso, você deverá passar por todos os módulos e tirar nota 7 ou mais na prova final. Você terá até 5 tentativas!

No projeto Matemática ProFuturo o envio dos certificados ocorre em dezembro, pois ele contemplará outras formações ocorridas no decorrer do ano, online e/ou presencial. Por isso, conclua o seu curso para somar mais horas na sua certificação final. Caso tenha dúvidas da carga horária total do seu certificado no projeto, procure o seu formador local.

Desejamos a todos(as) um excelente módulo! Que possamos aproveitar ao máximo essa jornada de descobertas e crescimento acadêmico!

Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Matemática
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental
Conocimientos necesarios: Não há requisitos prévios
Cómo innova este curso: aa
Competencias generales: aa
Autores: Mathema
Duración: 12
Rating: 4
Descripción corta: aa

Seja bem-vindo(a) ao curso “Olá, mundo! Lógica de programação e autoria”, uma proposta formativa na qual os professores(as) aprenderão a integrar a cultura digital ao currículo escolar de forma lúdica e prática. O curso explora computação desplugada, robótica educacional, narrativas digitais e análise de dados, incentivando a autoria criativa e a resolução de problemas. 

Ao final, os docentes estarão preparados para aplicar a lógica de programação, explorando e ensinando a resolução de problemas através do raciocínio lógico e da criação de algoritmos.

Período de realização: de 13/10/2025 às 00h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!



Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Lógica de Programação
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Conocimientos necesarios: Indicado para professores que desejam integrar o pensamento computacional e a cultura digital em suas práticas pedagógicas, sem necessidade de conhecimentos prévios em programação ou robótica.
Cómo innova este curso: .
Competencias generales: .
Autores: .
Duración: 40
Rating: .
Descripción corta: .

Seja bem-vindo(a) ao curso “Olá, mundo! Lógica de programação e autoria”, uma proposta formativa na qual os professores(as) aprenderão a integrar a cultura digital ao currículo escolar de forma lúdica e prática. O curso explora computação desplugada, robótica educacional, narrativas digitais e análise de dados, incentivando a autoria criativa e a resolução de problemas. 

Ao final, os docentes estarão preparados para aplicar a lógica de programação, explorando e ensinando a resolução de problemas através do raciocínio lógico e da criação de algoritmos.

Período de realização: de 13/10/2025 às 00h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!



Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Lógica de Programação
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Conocimientos necesarios: Indicado para professores que desejam integrar o pensamento computacional e a cultura digital em suas práticas pedagógicas, sem necessidade de conhecimentos prévios em programação ou robótica.
Cómo innova este curso: .
Competencias generales: .
Autores: .
Duración: 40
Rating: .
Descripción corta: .

  

O curso Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão propõe uma jornada envolvente e criativa na educação para os dados, auxiliando professores a trabalharem com seus alunos as habilidades de ler, analisar, interpretar e comunicar dados de forma contextual. Essa alfabetização garante o entendimento de quais deles precisam ser rastreados, tratados e utilizados, seja para a compreensão dos mais variados fenômenos, seja para a tomada de decisões éticas e fundamentadas.

Trata-se de uma oferta formativa que fomenta o desenvolvimento profissional contínuo por meio do uso de tecnologias digitais.

Período de realização: de 21/07/2025 às 00h a 13/10/2025 às 23h59 (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!



Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 14
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Ciência de dados
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Médio
Conocimientos necesarios: Não requer conhecimentos prévios
Autores: BS Educa
Duración: 20
Rating: 4.9
Descripción corta: .

  

O curso Elementar, meu caro! Dados: um universo em expansão propõe uma jornada envolvente e criativa na educação para os dados, auxiliando professores a trabalharem com seus alunos as habilidades de ler, analisar, interpretar e comunicar dados de forma contextual. Essa alfabetização garante o entendimento de quais deles precisam ser rastreados, tratados e utilizados, seja para a compreensão dos mais variados fenômenos, seja para a tomada de decisões éticas e fundamentadas.

Trata-se de uma oferta formativa que fomenta o desenvolvimento profissional contínuo por meio do uso de tecnologias digitais.

Período de realização: de 21/07/2025 às 00h a 13/10/2025 às 23h59 (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!



Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 14
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Ciência de dados
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Médio
Conocimientos necesarios: Não requer conhecimentos prévios
Autores: BS Educa
Duración: 20
Rating: 4.9
Descripción corta: .


Seja bem-vindo(a) ao curso “Olá, mundo! Lógica de programação e autoria”, uma proposta formativa na qual os professores(as) aprenderão a integrar a cultura digital ao currículo escolar de forma lúdica e prática. O curso explora computação desplugada, robótica educacional, narrativas digitais e análise de dados, incentivando a autoria criativa e a resolução de problemas. 

Ao final, os docentes estarão preparados para aplicar a lógica de programação, explorando e ensinando a resolução de problemas através do raciocínio lógico e da criação de algoritmos.

Período de realização: de 18/08/2025 às 00h a 10/11/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!



Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Lógica de Programação
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Conocimientos necesarios: Indicado para professores que desejam integrar o pensamento computacional e a cultura digital em suas práticas pedagógicas, sem necessidade de conhecimentos prévios em programação ou robótica.
Autores: .
Duración: 40
Descripción corta: .


Seja bem-vindo(a) ao curso “Olá, mundo! Lógica de programação e autoria”, uma proposta formativa na qual os professores(as) aprenderão a integrar a cultura digital ao currículo escolar de forma lúdica e prática. O curso explora computação desplugada, robótica educacional, narrativas digitais e análise de dados, incentivando a autoria criativa e a resolução de problemas. 

Ao final, os docentes estarão preparados para aplicar a lógica de programação, explorando e ensinando a resolução de problemas através do raciocínio lógico e da criação de algoritmos.

Período de realização: de 18/08/2025 às 00h a 10/11/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!



Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Lógica de Programação
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Conocimientos necesarios: Indicado para professores que desejam integrar o pensamento computacional e a cultura digital em suas práticas pedagógicas, sem necessidade de conhecimentos prévios em programação ou robótica.
Autores: .
Duración: 40
Descripción corta: .


Seja bem-vindo(a) ao curso “Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir”, que tem como objetivo formar professores para integrarem metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino de ciências, promovendo o desenvolvimento da curiosidade científica e do pensamento crítico entre os estudantes.  

Com base na abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o curso explora estratégias pedagógicas que incentivam a experimentação e a resolução de problemas em contextos reais.

Período de realização: de 18/08/2025 às 00h a 10/11/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!



Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 3
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Ciências, metodologias ativas e STEAM
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Conocimientos necesarios: Não é necessário conhecimento prévio
Autores: .
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: .


Seja bem-vindo(a) ao curso “Eureka! Investigar, descobrir, conectar, criar e refletir”, que tem como objetivo formar professores para integrarem metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino de ciências, promovendo o desenvolvimento da curiosidade científica e do pensamento crítico entre os estudantes.  

Com base na abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o curso explora estratégias pedagógicas que incentivam a experimentação e a resolução de problemas em contextos reais.

Período de realização: de 18/08/2025 às 00h a 10/11/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!



Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 3
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Ciências, metodologias ativas e STEAM
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Conocimientos necesarios: Não é necessário conhecimento prévio
Autores: .
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: .


Olá, docente, seja bem-vindo(a) ao curso Computação na Educação: Fundamentos, Ética e Criatividade da IA Generativa”.

Essa formação oferece uma introdução estruturada ao funcionamento, às potencialidades e aos riscos dessa tecnologia no contexto educacional. A partir de uma abordagem acessível e crítica, apresentamos conceitos fundamentais de Machine Learning, Deep Learning e Large Language Models (LLM), destacando as relações entre linguagem, matemática, cultura digital e ética. São discutidos os impactos sociais da Inteligência Artificial Generativa (IAG), os vieses algorítmicos e as possibilidades de uso pedagógico responsável, inclusivo e criativo, considerando as diretrizes da BNCC, da BNCC Computação, da LGPD e da Constituição Federal. O curso propõe, ainda, práticas e estratégias para integrar a IAG no processo de ensino aprendizagem, desde os anos iniciais da Educação Básica até o Ensino Médio.

Bons estudos!

Período de realização: de 18/08/20255 às 00h a 10/11/2025 às 23h59 (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!




Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Inteligência Artificial
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Autores: .
Duración: 20h
Descripción corta: .


Olá, docente, seja bem-vindo(a) ao curso Computação na Educação: Fundamentos, Ética e Criatividade da IA Generativa”.

Essa formação oferece uma introdução estruturada ao funcionamento, às potencialidades e aos riscos dessa tecnologia no contexto educacional. A partir de uma abordagem acessível e crítica, apresentamos conceitos fundamentais de Machine Learning, Deep Learning e Large Language Models (LLM), destacando as relações entre linguagem, matemática, cultura digital e ética. São discutidos os impactos sociais da Inteligência Artificial Generativa (IAG), os vieses algorítmicos e as possibilidades de uso pedagógico responsável, inclusivo e criativo, considerando as diretrizes da BNCC, da BNCC Computação, da LGPD e da Constituição Federal. O curso propõe, ainda, práticas e estratégias para integrar a IAG no processo de ensino aprendizagem, desde os anos iniciais da Educação Básica até o Ensino Médio.

Bons estudos!

Período de realização: de 18/08/20255 às 00h a 10/11/2025 às 23h59 (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO – ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!




Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Inteligência Artificial
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Autores: .
Duración: 20h
Descripción corta: .

🎬 Você perdeu o webinário?

Não tema! O universo conspira a favor dos atrasados. Esta é sua chance de redimir-se e conquistar o tão sonhado certificado — sem precisar encarar o olhar julgador do Robertinho ao vivo.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: A
Ciclo/Serie de recomendaciones: B
Conocimientos necesarios: C
Cómo innova este curso: D
Competencias generales: E
Autores: F
Duración: G
Rating: H
Descripción corta: I
Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No



Período de realização: de 16/01/2023 às 12h a 27/02/2023 às 17h.

Mediação: Maribel Selli

Abertura das unidades: 16/01 (unidade 1), 23/01 (unidade 2) e 30/01 (unidade 3)

Dúvidas? Acesse o Guia do Cursista ou o tutorial das atividades avaliativas

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Alfabetização, Linguagens, Língua Portuguesa / Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental (anos iniciais)
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao compartilhar estratégias e inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, sobretudo em contextos de alfabetização e letramento, com suporte da cultura digital.
Competencias generales: Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Empatia e cooperação, Cultura Digital
Autores: Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo
Duración: 50 horas
Rating: 0
Descripción corta: Como educadores, somos movidos por desafios diários: ajudar incessantemente o aluno que apresenta dificuldades, resgatar o estudante que se mostra desmotivado ou desanimado, fortalecer em grupos mais resistentes o espírito de equipe e solidariedade, entre tantos outros. Com a alfabetização, não é diferente. Aliás, professores alfabetizadores e demais docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental reuniram recentemente uma coleção de novos questionamentos: como auxiliar as crianças na apropriação da leitura e da escrita em regimes de ensino híbridos e remotos? Como acolher as necessidades de um número crescente de alunos que não sabem ler e escrever ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental? Como a fluência em novos letramentos, característicos da cultura digital, pode colaborar com o desenvolvimento da língua escrita? Nesta formação, você participará de uma construção coletiva de estratégias para engajar os estudantes em processos de autoria e investigação vinculados a práticas sociais de escrita. Também conhecerá ações implementadas por outros professores para despertar o desejo de se comunicar por meio do sistema de escrita alfabética, contribuindo para o ingresso das crianças no mundo letrado com apoio das tecnologias digitais.

Qual o papel do professor em meio às competências demandadas no século XXI? No curso, que compõe o nível básico do Percurso Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, são trabalhados conhecimentos que contribuem com o ingresso e o desenvolvimento do professor na cultura digital. O docente tem a oportunidade de explorar ferramentas de produtividade (processador de textos, planilha eletrônica e apresentações multimídia) para aplicação no ambiente educacional, refletir sobre o papel da conectividade (sobretudo no contexto da Web 2.0) em aprendizagens colaborativas e experimentar meios de integrar o uso de recursos tecnológicos ao seu planejamento pedagógico.

Melhor no Desktop
Esse curso pode ser melhor visualizado pelo computador

 
Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: a
Ciclo/Serie de recomendaciones: b
Conocimientos necesarios: c
Cómo innova este curso: d
Competencias generales: e
Autores: f
Duración: g
Rating: h
Descripción corta: i

Olá, docente, seja bem-vindo(a) ao curso Pensamento Computacional na Educação.

O curso “Pensamento Computacional na Educação” prepara professores para integrar os fundamentos do pensamento computacional em suas práticas pedagógicas, promovendo uma educação digital mais inclusiva e inovadora. Ao longo da formação, os participantes desenvolverão habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, investigação e aprendizagem criativa, explorando como o pensamento computacional pode ser aplicado além da programação e dos computadores, em diferentes áreas do conhecimento. Alinhado à BNCC e à BNCC-Computação, o curso utiliza desafios práticos, jogos e recursos digitais para tornar a experiência de aprendizagem dinâmica, lúdica e interativa, estimulando tanto a criatividade quanto a autonomia dos estudantes.

Para finalizar, faça a avaliação do curso e preencha sua pesquisa de satisfação. Pronto, se aprovado(a), você receberá seu certificado de conclusão!

Bons estudos!

Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Língua Portuguesa
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Conocimientos necesarios: Sem conhecimentos prévios necessários
Cómo innova este curso: .
Competencias generales: .
Autores: .
Duración: 20
Rating: .
Descripción corta: .
Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No

Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.

Mostrar en Catalogo: No
Subcurso: No
Áreas de conocimiento: dwswd
Ciclo/Serie de recomendaciones: sda
Conocimientos necesarios: adasd
Cómo innova este curso: asdas
Competencias generales: asd
Autores: asdsa
Duración: 10
Rating: ad
Descripción corta: asd
 

Período de realização: de 13/10/2025 às 12h a 31/12/2025 às 23h (Horário de Brasília).

Concluído o estudo dos módulos, é fundamental a realização do QUESTIONÁRIO - ATIVIDADE AVALIATIVA.

Disponibilização do certificado condicionada à aprovação.

Este é um curso da Plataforma Escolas Conectadas, uma iniciativa do ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação “la Caixa”, que oferece formação continuada para apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais e de práticas pedagógicas capazes de enriquecer a aprendizagem dos estudantes. Aproveite esta oportunidade para conquistar sua certificação 100% gratuita. Bons estudos!


Mostrar en Catalogo: Yes
Subcurso: No
Number of ratings: 1
language: PT_BR
Áreas de conocimiento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Transversal/ Projetos interdisciplinares
Ciclo/Serie de recomendaciones: Ensino fundamental e Ensino médio
Conocimientos necesarios: Não possui pré-requisitos
Cómo innova este curso: Inova ao propor relações entre a BNCC e as metodologias ativas, que teorizam as práticas de aprendizagem incentivando a crítica, a autonomia e o desenvolvimento de múltiplas competências por parte dos estudantes.
Competencias generales: .
Autores: Marcelo Ganzela Martins de Castro e Márcia Moreira Pereira
Duración: 20
Rating: 5
Descripción corta: O século XXI já não comporta indivíduos com postura passiva, puros receptores de informações. O aprendizado ativo, que alça o estudante ao papel de protagonista e o encoraja a fazer escolhas, tornou-se uma necessidade real das escolas no mundo todo. Nesta formação, apresentaremos o conceito de metodologias ativas e algumas das estratégias que compõem tal conjunto de caminhos metodológicos. Conheceremos recursos pedagógicos que podem potencializar seu trabalho, assim como a autoria e a autonomia dos estudantes. Discutiremos maneiras de colocar a BNCC em prática, considerando, especialmente, competências digitais que integram o escopo formativo da educação básica brasileira e sua relação com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.